Você compraria pão de um padeiro que mal conhece farinha de trigo? Apesar de contraditório, é muito comum encontrar no mercado profissionais que desempenham atividades sem a respectiva formação na área.
Quando o assunto é segurança eletrônica, por exemplo, é muito usual a distinção de cabo CAT5 e CAT6. Mas afinal, o que significam essas designações? Você, profissional que pretende se destacar entre os concorrentes e captar mais clientes, encontre neste post as diferenças entre esses cabos além das vantagens de utilização de cada um.
A quem se referem essas designações?
Elas fazem referência aos cabos utilizados em redes. De maneira simplificada, são chamados de cabos UTP. São aqueles que ficam conectados atrás dos nossos computadores fornecendo internet, geralmente na cor azul e dotados de conector transparente de acrílico em suas extremidades.
As letras CAT significam categoria. Cada qual com as suas características que você acompanha a seguir.
As características e diferenças entre os cabos CAT5, CAT5e, CAT6, CAT7 e CAT8
-
CAT5: proporciona menor velocidade de transmissão de dados que os demais. São indicados para instalações cuja velocidade de transmissão não seja prioridade. Estes são muito raros de serem encontrados no mercado uma vez que foram substituídos pelo CAT5e;
-
CAT5e: basicamente trata-se da versão melhorada do CAT5. Proporciona maior velocidade que o anterior além de maior proteção à interferência externa. Indicados para transferência de dados dentro da empresa e uso da internet. Estão presentes em empresas de pequeno e médio porte. Geralmente, possuem maior relação custo x benefício;
-
CAT6: ainda estão se popularizando no mercado. Desempenham maior velocidade do que os demais. Porém, além de serem mais caros são menos flexíveis e mais espessos. Na maioria das vezes são indicados para instalações em que se pretende grandes velocidades de transmissão com o mínimo de interferência e não se pretende custear a instalação de fibra óptica. Instalações de CFTV por exemplo.
-
CAT7: Possui uma maior rigidez e um grossura superior às categorias anteriores, porém permitindo em curtas distancias de até 15 Metros um alto desempenho na transmissão caindo conforme a distância aumenta sendo superior ao Cat6. Mesmo tendo uma menor flexibilidade é altamente recomendado para uma instalação que passe perto de condutores de eletricidade, pois o cabo dificilmente será afetado, graças a sua extrema atenuação do ruído eletromagnético pois possui blindagem interna de alumínio e em cada um de seus fios.
-
CAT8: Essa categoria consegue chegar até mesmo perto do nível da fibra ótica em questão de velocidade de transmissão para até 30 Metros de distância, sendo recomendado para instalações curtas, mas com a desvantagem de sua baixa flexibilidade, levando em conta o seu alto custo é recomendado ficar com o Cat7 em instalações de longa distância.
É importante saber que todos esses modelos possuem limitação de instalação de até 100 metros de comprimento. Em instalações que necessitam distâncias superiores a 100 metros deve-se fazer uso de cabos de fibra óptica.
A importância do conhecimento destes cabos
Esperamos que nossas informações tenham sido úteis. Caso queira contribuir com alguma sugestão deixe seu comentário no post e compartilhe em nossa rede social.
Faça parte da maior comunidade de segurança eletrônica do Brasil!
MUITO INTERESSANTE E UTIL AS INFORMAÇÕES.
Muito boas as informações. Agradeço.
Muito bom. Obrigado pelas informações. Foram úteis sim!
Bom artigo. Vale também ler acerca das diferenças entre os cabos CAT-6 e CAT-6a, disponível em http://www.differencebetween.net/technology/difference-between-cat6-and-cat6a/ (artigo original) ou em https://ademarfey.wordpress.com/2011/09/07/cabeamento-estruturado-3/ (artigo traduzido).
Obrigado, informações muito úteis!
I think the admin of this site is actually working hard in support of his web
site, as here every stuff is quality based material.